Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Política

Nove vereadores têm mandatos cassados suspeitos de fraude eleitoral em Ipiranga do Norte-MT

VEREADORES CASSADOS | 05/12/2019 13h 50min

Câmara de Ipiranga do Norte — Foto: Assessoria

Nove vereadores da Câmara de Ipiranga do Norte, a 115 km de Lucas do Rio Verde-MT, tiveram os mandatos cassados pela Justiça.

A decisão é do dia 3 de dezembro, do juiz Anderson Candiotto, de Sorriso-MT, e é com base em ação do Ministério Público Estadual (MPE).

O juiz julgou procedente a ação de impugnação de mandato eletivo de duas coligações partidárias em Ipiranga do Norte-MT.

Na decisão, o juiz afirma que foram aplicadas em desfavor de todos os representados a cassação dos diplomas e registros, além de tornar inelegíveis todos os vereadores pelo prazo de 8 anos.

“A candidatura das mulheres foi fictícia e fraudulenta. Elas foram candidatas, mas não fizeram campanha, não receberam votos e nem gastos. Elas foram obrigadas e impedidas de não fazer campanha pela coligação”, disse a promotora do MPE, Maisa Fidelis Gonçalves.

A Câmara de vereadores de Ipiranga do Norte-MT é composta por 9 vereadores e que, segundo o MPE, eles poderão deixar o legislativo.

Se o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) mantiver a sentença do juiz, os votos serão considerados nulos e pode ser realizada uma nova eleição.

O presidente da Câmara de Vereadores, Elluir Cavasin, informou que até o momento a Casa Legislativa ainda não foi notificada dessa decisão. Afirmou que somente irão se pronunciar após o jurídico ter acesso a essa decisão.

Fonte:   G1 MT