Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Política

Primeira etapa de vacinação contra a gripe imuniza 17% das grávidas e 12% das crianças, diz Ministério da Saúde

VACINAÇÃO | 22/04/2019 12h 54min

Ministro da Saúde em visita a Cuiabá — Foto: Denise Soares/ G1

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda-feira (22), em Cuiabá, durante cerimônia de lançamento da Semana de Vacinação das Américas, os dados da campanha de vacinação contra a gripe, que teve início no dia 10 deste mês. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, participa do evento.

No Brasil já foram vacinadas 17% das gestantes e 12% das crianças do público-alvo. E, em Mato Grosso, foram 10,71% das grávidas e 6,58 das crianças.

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta da semana conscientizar a população sobre a importância da vacinação como medida de saúde pública e desmistificar a campanha de notícias falsas contra vacinas.

Neste ano, a campanha deve vacinar 58,6 milhões de pessoas, entre 10 de abril e 31 de maio. Destas, 847.137 em Mato Grosso.

Semana foi lançada em Cuiabá — Foto: Denise Soares/ G1

Na primeira fase da campanha, de 10 a 18 de abril, só estavam sendo vacinadas crianças e gestantes. Mas, a partir de agora, todos os públicos-prioritários podem procurar os postos de saúde para se vacinar.

Em Mato Grosso, a Campanha Nacional de Vacinação de 2019 foi lançada no dia 10 de abril, com o recebimento de parte das 914.600 previstas para o estado.

Ao todo, o Ministério da Saúde diz ter enviado 63,7 milhões de doses da vacina aos estados.

São priorizadas crianças e gestantes, grupos mais vulneráveis às complicações causadas pela influenza. Neste ano, a faixa-etária do público infantil foi ampliada, de até 5 anos para até menores de 6 anos, incluindo 2,8 milhões de crianças na campanha. Neste ano, também, gestantes e crianças poderão atualizar as demais vacinas previstas na Caderneta de Vacinação.

Fonte:   G1 MT