Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Cidades

Começou a vacinação infantil contra a Covid em Lucas do Rio Verde

VACINAÇÃO | 21/01/2022 11h 22min

Foto: Ascom Prefeitura/Anderson Lippi

A vacinação contra a Covid em crianças de 5 a 11 anos começou em Lucas do Rio Verde na manhã desta quinta-feira (20). Miguel, de 9 anos, foi um dos primeiros a tomar a dose infantil do imunizante da Pfizer na capital do agronegócio. 

“Eu estou feliz. Não doeu”, disse Miguel, portador de hidrocefalia, logo após receber a dose da vacina no PSF VII Jardim Primaveras.

A mãe do menino, dona de casa Cláudia Dias, comemorou o início da vacinação pediátrica. "É só alegria daqui pra frente. Estou muito feliz mesmo".

Conforme o esquema de vacinação da semana, hoje (20) e amanhã (21), a aplicação das doses pediátricas está sendo feita nos PSFs VII Jardim Primaveras e XIII Parque das Américas, por agendamento no site da prefeitura. Nestas duas unidades, as salas de vacina estão exclusivas para atendimento do imunizante infantil.

A previsão, conforme expectativa da Saúde, é vacinar 7.638 crianças de 5 a 11 anos em Lucas do Rio Verde. Para a primeira remessa, o município recebeu 460 doses. Nesta quinta-feira, 24 crianças luverdenses foram vacinadas.

Meninas e meninos serão imunizados em ordem de idade decrescente, dos mais velhos para os mais novos. Para a vacinação, as crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis e ter em mãos os documentos obrigatórios: cartão de vacinas, certidão de nascimento, RG, CPF e laudo médico comprovando a deficiência ou patologia.

“A vacina possui dosagem e composição específicas. Além disso, os frascos têm a tampa da cor laranja para diferenciar das doses já usadas em outras faixas etárias”, explicou a coordenadora municipal da Vigilância em Saúde, enfermeira Cláudia Engelmann.

O Ministério da Saúde orienta que haja nas crianças uma observação de 20 minutos, após a aplicação da dose pediátrica, dentro do posto de vacinação. A ideia é dar mais segurança aos pais, por ser um imunizante novo.

Assim como outras vacinas, a dose pediátrica também pode causar algumas reações comuns, como dor no local da aplicação, febre e sensação de mal-estar.

A segunda dose para crianças de 5 a 11 anos deve ser aplicada 2 meses após a primeira.

A recomendação é que haja um tempo mínimo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra a Covid e qualquer outra vacina do calendário infantil.

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/Ramos Júnior