Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Cidades

Lucas do Rio Verde: Prefeitura registra 2.985 notificações de dengue em Lucas do Rio Verde

CASOS DE DENGUE | 24/06/2022 11h 24min

Foto: Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde informa que é importante combater o mosquito Aedes aegypti durante todo o ano, seja na época de chuva ou de estiagem. O alerta continua já que o Município registrou 2.985 notificações de dengue, entre a primeira e a vigésima quarta semana epidemiológica, período compreendido até 23 de junho de 2022*.

Os bairros que apresentaram mais notificações continuam sendo: Bandeirantes, Rio Verde, Jardim Primaveras, Tessele Júnior e Parque das Américas.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Claudia Regina Engelmann, avalia que o cenário é de atenção. “Precisamos da colaboração da população na vistoria dos seus domicílios, terrenos, em tudo que possa acumular água, como calhas, pneus, vasos de plantas, lonas. São locais em que o mosquito se prolifera e carrega o vírus da dengue. A maioria dos focos encontrados é nos domicílios, é preciso investigar onde estão nascendo os mosquitos e buscar atendimento quando tiver sintomas”, enfatizou.

Novas atualizações

A Secretaria de Saúde informa que uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT), identificou a circulação da nova cepa da dengue em Mato Grosso, o genótipo do sorotipo II do vírus, mais conhecido como cosmopolita.

A supervisora da Vigilância em Saúde, Cláudia Regina Engelmann, explica que, apesar da divulgação de uma possível nova cepa da doença, essa ainda não é uma realidade em Lucas do Rio Verde, já que nenhum caso foi registrado.

Porém, os cuidados preventivos a esse novo genótipo da dengue permanecem os mesmos já amplamente divulgados, como limpeza dos quintais.

Denúncias sobre possíveis focos de dengue podem ser feitas pelo número (65) 3548-2508.

Medidas preventivas – O trabalho de rotina dos agentes é visitar domicílios, eliminar focos e remover reservatórios, com a ajuda do morador.

Em casos notificados e confirmados de dengue, os agentes ainda realizam o bloqueio de transmissão com a bomba costal motorizada.

Principais criadouros – O lixo doméstico ainda é um dos principais focos do Aedes nas residências.

Em seguida, depósitos móveis (vasos, frascos, pratos, pingadeiras e bebedouros); depois vem pneus e outros materiais rodantes, depósitos como barril, tanque e poços, entre outros.

Dicas de prevenção – Para reduzir a incidência da doença, a população deve ser consciente e contribuir eliminando água parada, tampando tambores, poços, cisternas e reservatórios de água e colocando areia fina na borda dos recipientes com plantas e bebedouros de animais de estimação. Também é preciso se atentar para os suspiros das fossas para que não fiquem abertos, tampando com tela ou uma meia velha.

Sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti:

Dengue – febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor ao movimentar os olhos e manchas vermelhas pelo corpo.

Chikungunya – febre alta, dores no corpo, dores intensas e inflamações nas articulações.

Zika – vermelhidão e coceira em todo o corpo, febre baixa, olhos vermelhos sem secreção, dores nas articulações.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 

Fonte:   Ascom Prefeitura/Gabriela Corsino