Bom dia, Segunda Feira 21 de Junho de 2021

Cidades

Pichações são removidas no bairro Tessele Junior em Lucas do Rio Verde-MT

PICHAÇÕES | 10/06/2021 16h 45min

Foto: Ascom Prefeitura | Rayan Nicácio

Diversas pichações no bairro Tessele Junior foram removidas com apoio da Secretaria de Segurança e Trânsito de Lucas do Rio Verde, na tarde desta quinta-feira (10). A ação foi encabeçada por oficiais da Polícia Militar, porém a pasta municipal colaborou com as tintas e mão de obra.

De acordo com a Polícia, os pichos são recorrentes naquela localidade, sendo esta a quarta vez em que os agentes solicitam a cobertura das frases pintadas em vermelho pelos muros de residências do bairro. 

A corporação apontou que as ações de vandalismo são executadas por supostos integrantes de uma facção criminosa, apresentando um “código de conduta” a ser seguido no bairro.

Os militares ressaltam que a população pode denunciar as pichações, inclusive de forma anônima. 

“É uma forma de tentar intimidar a população e os órgãos de segurança, mas enquanto continuarem pichando vamos continuar pintando. O bairro é da população e não desses marginais”, declarou o policial militar, Tenente Peixoto. 

Crime ambiental e vandalismo 

Pichar prédios públicos ou privados é considerado vandalismo e crime ambiental (Lei 9.605/98). A pena varia de 3 meses a 1 ano de detenção e multa para quem for pego pichando. Caso o ato seja em monumento ou patrimônio tombado por seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 meses a 1 ano de detenção e multa. 

As denúncias sobre pichações e vandalismo podem ser encaminhadas para a Polícia Militar, via 190, para a Guarda Municipal, pelo 153, ou ainda nos canais da Prefeitura, como a Ouvidoria 0800-646-4004 (ligação gratuita) e também no App Lucas Cidadão. 

“A ideia dos criminosos, em tese, é que diminua o policiamento. Mas vamos continuar a atuar, não existe poder paralelo. Pedimos o empenho da população em fazer as denúncias e não deixar esses vândalos à solta”, esclareceu Peixoto. 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
 

Fonte:   Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque