Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 17 de Março de 2026

Cidades

Prefeitura de Lucas do Rio Verde realiza curso de mecânica básica de veículos voltado para mulheres

ASSISTÊNCIA SOCIAL E HABITAÇÃO | 17/03/2026 07h 56min

(Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos)

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde realizou um curso de mecânica básica de veículos voltado exclusivamente para mulheres do município. A capacitação aconteceu na sede do Sebrae e reuniu mais de 30 participantes interessadas em aprender noções simples sobre cuidados e manutenção de veículos.

A ação fez parte das atividades desenvolvidas durante o mês de março e teve como objetivo oferecer conhecimento prático para o dia a dia. Durante o encontro, as participantes aprenderam orientações básicas sobre funcionamento do carro, manutenção preventiva e como identificar pequenos problemas antes que se tornem maiores.

(Foto: Ascom Prefeitura/Maiza Santos)

O curso foi conduzido pelo professor Washington Lemus, engenheiro mecatrônico com especialização em mecatrônica automotiva.

A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, explicou que a ideia do curso surgiu para levar mais conhecimento e autonomia para as mulheres, especialmente em algo que faz parte da rotina de muitas delas. “Esse curso fez parte das ações do mês de março e foi pensado para trazer conhecimentos básicos, pois muitas utilizam seus carros particulares e outras também trabalham dirigindo veículos da empresa ou da própria prefeitura. O professor Washington nos procurou por meio da vereadora Débora e trouxe essa proposta, e nós abraçamos a ideia porque entendemos que é algo que ajuda muito no dia a dia”, afirmou.

Janice também destacou que a intenção é continuar oferecendo novas oportunidades de capacitação para as mulheres.“Outras oportunidades ainda vão acontecer. As mulheres precisam ficar atentas porque novos cursos devem ser realizados aqui no município. Parabéns ao professor e também às mulheres que participaram”, completou.

O professor Washington Lemus explicou que a proposta da capacitação é ajudar as mulheres a terem mais segurança e independência quando o assunto é carro.“A ideia é deixar as mulheres um pouco mais independentes quando o assunto é carro. Hoje elas dirigem, trabalham e fazem muitas coisas sozinhas, então conhecer o básico sobre o veículo ajuda muito no dia a dia. Quando a pessoa entende melhor o funcionamento do carro, ela consegue perceber sinais de problemas antes que eles se tornem maiores”, explicou.

Para as participantes, o curso também foi uma oportunidade de aprender mais e ganhar confiança para lidar com situações envolvendo o veículo.

A motorista de ambulância Rosane Mendes foi uma das participantes e contou que a experiência foi muito positiva. Ela trabalha dirigindo veículos maiores e disse que o conhecimento adquirido pode ajudar bastante na rotina de trabalho. “Eu gostei muito do curso. Foi muito esclarecedor. A gente tem muitas coisas que não sabia e que aprendemos hoje. Mesmo sendo um curso rápido, eu aprendi muita coisa. Parabéns pela iniciativa da prefeitura e da Procuradoria da Mulher”, afirmou.

 

A expectativa da Secretaria de Assistência Social e Habitação é que novas capacitações voltadas para mulheres sejam realizadas nos próximos meses.

 

Com boa participação e avaliações positivas das participantes, o curso de mecânica básica para mulheres já deixa a expectativa de novas edições no futuro.

 

 

Leia também - Primeiras ovitrampas são recolhidas com ovos do Aedes aegypti

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/Maiza Santos