Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 10 de Dezembro de 2025

Cidades

Profissionais de saúde participam de capacitação sobre HIV/Aids

SAÚDE | 10/12/2025 07h 55min

(Foto: Ascom Prefeitura/MP)

Médicos e enfermeiros da Atenção Primária à Saúde de Lucas do Rio Verde participam nesta terça e quinta-feira (09 e 11), no Espaço Saúde, de uma capacitação sobre o HIV/Aids.

O encontro faz parte das ações da Secretaria Municipal de Saúde em alusão ao Dezembro Vermelho, Movimento Nacional de Conscientização e Prevenção ao HIV/Aids.

De acordo com a médica Dra. Gabriela Porazzi, responsável pelo Serviço de Atendimento Especializado (SAE), o foco da capacitação é preparar os profissionais para lidar com as reações ao diagnóstico.

“Nós temos vários tipos de reações quando o paciente recebe o diagnóstico, por isso, é preciso estar preparado para acolher, explicar que ele não vai morrer daqui dois dias e, principalmente, mostrar que, se ele fizer o tratamento corretamente, terá uma vida normal”.

Outro assunto importante abordado na capacitação, são os métodos de prevenção pré (PrEP) e pós exposição ao vírus (PEP), o autoexame, todos disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

A médica explica que a PrEP é um comprimido diário ofertado as pessoas ou profissionais que convivem com o risco de contaminação, enquanto que, a PEP é uma medida de emergência, tomada após uma situação de risco.

“É importante que as pessoas estejam sempre atualizadas para poder evitar o vírus. O preservativo continua sendo indispensável em todas as relações, mas já existem outras formas”.

Lucas do Rio Verde conta com aproximadamente 470 pacientes em acompanhamento, os dados são do SAE. Em relação a 2024, o aumento foi de quase 10%.

 

Ainda de acordo com a médica, o aumento de casos é resultado do trabalho de orientação e incentivo aos testes rápidos. Disponível em todas as UBSs e no SAE, o exame é rápido e seguro.

 

“É fundamental, que todas as pessoas com vida sexual ativa, profissionais que lidam com objetos cortantes façam o teste rápido ou o autoexame uma vez por ano. O diagnóstico precoce possibilita, evitando o desenvolvimento da doença.

 

 

Leia também - Lucas do Rio verde lança cartilha digital para ajudar mulheres a reconhecer e denunciar violência

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI 

Fonte:   Ascom Prefeitura/MP