Projeto da Escola Municipal Cecília Meireles transforma ensino de inglês com experiências lúdicas e culturais
EDUCAÇÃO | 05/12/2025 11h 51min
(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
Na Escola Municipal Cecília Meireles, de Lucas do Rio Verde, aprender inglês tem deixado de ser apenas uma disciplina para se tornar uma experiência de descoberta. Com o apoio da Secretaria de Educação, o projeto “Everyday English Course” oportuniza que os alunos aprendam o idioma de uma maneira diferente — lúdica, mais próxima do cotidiano e que amplia o conhecimento sobre a cultura e os costumes dos países de língua inglesa.
A proposta pedagógica surgiu do sonho da professora Jane Ravagnani de dar aos estudantes da escola municipal aquilo que ela mesma não teve na infância: a chance de aprender uma nova língua e ampliar seus horizontes.
“É um projeto muito importante, sobretudo porque permite que essas crianças tenham acesso ao universo da língua inglesa, algo que, muitas vezes, é restrito a famílias com maior poder aquisitivo. Hoje, sabemos que o inglês abre portas para o futuro delas. Quando surgiu a oportunidade de dar aulas em Lucas do Rio Verde, senti um apoio diferenciado do prefeito, da secretária de Educação e do gestor da escola, que viabilizaram a carga horária e os recursos necessários para que o projeto se tornasse realidade”, destacou a professora responsável pelo projeto, Jane Ravagnani.
Diferentemente das aulas regulares, voltadas principalmente para a gramática, as atividades do projeto buscam despertar o interesse genuíno pelo idioma e preparar os alunos para usá-lo em situações reais do dia a dia. Para isso, os estudantes participam de simulações de cenários que exploram como fazer um pedido em uma sorveteria, em um restaurante ou realizar compras no mercado, entre outras habilidades.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
Além disso, com o propósito de ampliar o conhecimento cultural dos estudantes, são realizadas chamadas de vídeo com brasileiros que vivem em países de língua inglesa. Dessa forma, os alunos podem conhecer suas experiências, assim como o cotidiano, a cultura e os costumes desses países.
“A atividade que eu mais gostei foi o Supermarket, quando a gente montou um supermercado de brinquedo. Nela, aprendemos os nomes dos produtos de limpeza e das comidas em inglês. É muito importante aprender essas situações que podem acontecer em uma viagem. Eu, por exemplo, sonho em conhecer a Disney, e lá a gente precisa saber falar inglês”, contou a aluna Isabel Cruz.
O aluno Gustavo Castro, de 13 anos, contou que tem aprendido muito com o projeto e que o inglês pode ser essencial para o seu futuro no atletismo. “Eu pratico atletismo, então posso ter várias chances de viajar para fora do Brasil. Para mim, o inglês é maravilhoso, porque abre muitas oportunidades. E eu já aprendi bastante com o projeto.”
Para tornar o aprendizado ainda mais divertido, a professora sugere, ainda, vídeos, jogos on-line, brincadeiras e tarefas de casa. Cada tarefa concluída rende unidades de “Ceci Dólar”, que os alunos podem acumular ao longo do ano e trocar por brindes especiais no encerramento do ano letivo, como pequenas recompensas por toda a dedicação e empenho.

(Foto: Ascom Prefeitura/Victor Pauletti)
Iniciativas como esta, promovida pela Escola Municipal Cecília Meireles, vão além do ensino da língua inglesa: elas ampliam horizontes, democratizam oportunidades e fortalecem competências essenciais para a vida dos alunos. Ao proporcionar que as crianças e adolescentes luverdenses tenham acesso a experiências significativas de aprendizado, a gestão municipal e a Secretaria de Educação reafirmam seu compromisso de prepará-los para um futuro promissor, repleto de possibilidades e conquistas.
Leia também - Cartão de confirmação do Processo Seletivo do Esporte está disponível
Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular
CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI
Fonte: Ascom Prefeitura/Camilly Barros