Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 26 de Julho de 2025

Cidades

Saúde reforça a importância do diagnóstico precoce no combate as hepatites

SAÚDE | 25/07/2025 09h 30min

(Foto: Ascom Prefeitura)

O Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Lucas do Rio Verde realiza nesta quinta-feira (24), uma ação de orientação, com foco no diagnóstico precoce das Hepatites Virais.

A iniciativa faz parte da campanha “Julho Amarelo”, que tem como objetivo informar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento adequado, a fim de evitar complicações em decorrência das hepatites.

Segundo a Dra. Gabriela Porazzi, Especialista em Medicina de Família e Comunidade e responsável pelo SAE, a ação consiste na orientação dos pacientes na sala de espera das unidades de saúde e no incentivo a realização de testes rápidos.

A iniciativa segue até às 17h desta quinta-feira (24), no entanto, o atendimento médico e os exames estão disponíveis diariamente no SAE e em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) do município.

"O teste é rápido e seguro. A gente pinga uma gotinha de sangue nas plaquinhas, acrescenta o reagente e em questão de minutos, já temos o resultado", explicou a médica.

O enfoque da campanha são as hepatites B e C, que são os tipos de vírus com maior potencial de inflamação do fígado, podendo evoluir para o quadro de cirrose ou até câncer.

Segundo a Dra. Gabriela, a contaminação pode se dar por meio do sangue, relações sexuais sem proteção, compartilhamento de objetos e através da mãe, durante a gestão.

Atualmente, o SAE de Lucas do Rio Verde realiza o acompanhamento de 113 pacientes. O tratamento é ofertado na rede pública de saúde e consiste na redução dos níveis de carga viral, por meio do uso contínuo de medicamentos.

 

Ainda segunda a médica, a vacina é a melhor forma de prevenir a doença, desde as crianças aos adultos, e no caso da transmissão da mãe para o filho, pelo uso da imunoglobulina.

 

"As hepatites são doenças antigas, com vacinação já implementada pelo Ministério da Saúde. É importante, que a população faça o teste rápido e seja imunizada".

 

 

Leia também - Expolucas 2025 contará com reforço no efetivo e atuação integrada das forças de segurança

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   Ascom Prefeitura/MP