Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Cidades

Saae adquire novos contentores para serem instalados em Lucas do Rio Verde

NOVOS CONTENTORES | 27/06/2022 10h 09min

Foto: Ascom Prefeitura/ Anderson Lippi

Seja por batidas de veículos, mau uso jogando entulho ou outros materiais ou até mesmo atear fogo, todos os meses cerca de 80 contentores são danificados e precisam ir para reparo no Ecoponto pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae).

Na última semana, novos contentores foram adquiridos e já começam a ser instalados nas ruas de Lucas do Rio Verde

Conforme a autarquia, parte deles não pode sequer ser consertada, sendo necessário o descarte completo de até 14% das lixeiras danificadas na cidade. No caso do entulho, por exemplo, além de atrapalhar a rota do caminhão que realiza a coleta dos resíduos domésticos comuns, ele também é o responsável por danos nas rodinhas dos contentores, que acabam quebrando pelo excesso de peso. 

Segundo o Saae, os bairros onde atualmente há maior incidência de danos em contentores são Rio Verde, Jaime Seiti Fujji e Parque das Araras. 

Quanto custa um contentor? 

O Saae adquiriu, nesta compra recente, 100 novos contentores para o município, totalizando nos seis primeiros meses deste ano 255 unidades. No último processo licitatório realizado, cada contentor saiu ao custo de R$ 1.995. 

“A gente sempre pede que as pessoas não joguem entulhos pesados, madeiras, sofás, não coloque cinza de carvão. Isso tudo estrega o container, que não tem um preço barato e é comprado com dinheiro público”, orientou o coordenador de resíduos do Saae, Jailton Marques, que completou informando o valor investido em contentores esse ano: cerca de R$ 500 mil. 

Outra medida que vem sendo realizada para tornar ainda melhor os trabalhos das equipes e facilitar para a população é a instalação de recuos nas calçadas para que os contentores sejam alocados, evitando principalmente batidas de veículos por estarem na rua. 

“Estamos fazendo os recuos para deixar os contentores no lugar, para ninguém ficar arrastando. A gente está começando esses recuos, que ficarão nos lugares especificados pelo Saae. O lixo doméstico – orgânico e reciclável – é o único que deve ser levado para os contentores, pois eles são para isso”, acrescentou o responsável pelos contentores. 

Os munícipes que desejarem podem solicitar reparo, troca ou instalação de um contator ao Saae por meio da Ouvidoria Municipal pelo telefone 0800 646 4004 ou na autarquia pelo (65) 3549-7700.

Também é possível fazer a solicitação por meio do Portal Lucas Cidadão, no site da prefeitura ou via app. 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Ascom Prefeitura/ Aline Albuquerque