Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 27 de Abril de 2024

Cidades

Secretaria de Planejamento de Lucas do Rio Verde inicia melhorias no cemitério para feriado de Finados

DIAS DE FINADOS | 21/10/2021 10h 57min

Foto: Ascom Prefeitura | Rayan Nicacio

Para receber as famílias dos entes sepultados no Cemitério Municipal Jardim da Paz, a Secretaria de Planejamento e Cidade de Lucas do Rio Verde deu início às melhorias no local para o feriado de Finados, em 2 de novembro. 

De acordo com a administração do cemitério, a capela mortuária, por exemplo, já recebeu uma nova pintura, assim como os muros e outras dependências do cemitério. Os detalhes também foram pensados na jardinagem, que ganhou o plantio de novas flores. Outros serviços, como poda de grama e árvores, são realizados durante todo o ano, como manutenção rotineira. 

As famílias que desejarem podem realizar a limpeza dos túmulos antes da data. Em dias normais, o cemitério fica aberto das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. A partir do sábado (30) até a terça-feira (2), o funcionamento será estendido, sem o fechamento para almoço. No Dia de Finados, como feito costumeiramente, será realizada a Missa Campal, às 7h, dentro do cemitério. 

A Prefeitura alerta os visitantes sobre os vasos e pratinhos de flores, que devem conter areia ou serem furados para não acumular água para evitar a proliferação do mosquito da dengue. 

A pasta também ressalta que é proibido acender velas na grama, a fim de evitar acidentes. O indicado é utilizar castiçal ou o cruzeiro central. 

Alerta para o recadastramento 

No Dia de Finados, haverá um mutirão para realização do recadastramento, que deve ser feito pelos familiares dos entes sepultados no Cemitério Jardim da Paz. 

Desde o começo deste ano a Secretaria de Planejamento e Cidade tem trabalhado no recadastramento dos túmulos existentes no cemitério, devido à capacidade da unidade, que está próxima da lotação

Até o momento, apenas 44% dos túmulos existentes receberam atualização do cadastro. No total são 3.635 sepulturas existentes no cemitério, porém, apenas 1.616 recadastramentos foram realizados. 

Também é possível fazer o procedimento de forma on-line ou pessoalmente na Secretaria de Planejamento e Cidade, no Paço Municipal. Caso o recadastramento não seja feito no prazo, haverá a abertura e retirada dos restos mortais, posteriormente levados ao ossuário municipal.

O recadastramento é obrigatório, previsto no Edital nº 001/2021, publicado em abril deste ano pela Secretaria de Planejamento e Cidade. Nesses termos, os túmulos vazios serão utilizados para novos sepultamentos, conforme a necessidade do Município.

Confira como fazer o recadastramento:

O recadastramento pode ser feito on-line, no site da Prefeitura, na página da secretaria. Confira o passo a passo, também disponível no Youtube:

1 – Acesse o site da Prefeitura de Lucas do Rio Verde (lucasdorioverde.mt.gov.br).
2 – Deslize a tela até o fim e selecione a Secretaria de Planejamento e Cidade.
3 – Do lado direito da tela, selecione o atalho “Cemitério – Recadastramento”.
4 – Uma nova janela será aberta, com o nome “Atualização Cadastral – Cemitério Jardim da Paz”.
5 – Na aba de pesquisa do canto esquerdo, digite o nome do falecido para o qual haverá a atualização.
6 – Com a caixa de cadastro aberta, selecione a opção “mais info”.
7 – Uma nova aba será aberta. Preencha todos os campos obrigatórios e clique em salvar.

Para quem não tem acesso à internet ou tem dificuldades para realizar o procedimento, é possível comparecer na administração do cemitério para atualizar o cadastro. É preciso levar RG, CPF, comprovante de residência (do responsável) e a certidão de óbito do familiar.

O Cemitério Municipal fica na Avenida Bahia, esquina com a Avenida Goiás, no bairro Jardim das Palmeiras. Em caso de dúvida, o munícipe pode entrar em contato pelos telefones (65) 3548-2591 / 3548-2576 / 3549-8359 ou por e-mail com o assunto “Atualização de Cadastro - Cemitério Municipal Jardim da Paz” para planejamento@lucasdorioverde.mt.gov.br.

Assista ao passo a passo do recadastramento on-line: https://www.youtube.com/watch?v=dUzNvXIhYVw

Clique aqui em “Cemitério” para fazer o recadastramento: https://www.lucasdorioverde.mt.gov.br/site/secretaria/planejamento-e-cidade/

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
 

Fonte:   Ascom Prefeitura | Aline Albuquerque