Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Domingo 15 de Setembro de 2024

Geral

Comitê de crise climática se prepara para condições severas após alerta de temporais em alguns municípios de MT

CLIMA | 18/11/2023 12h 35min

Estados sob alerta de "perigo" por conta das tempestades. — Foto: Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta sexta-feira (17) de fortes chuvas e tempestades, que podem causar rajadas de ventos de até 100 km/h, para esse final de semana em alguns municípios de Mato Grosso.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a previsão é que mais cidades do Norte, Oeste e Araguaia sejam impactadas pela chuva, ainda que de forma mais moderada. Em Cuiabá, o comitê de crise climática se prepara para possíveis estragos que possam ser causados pelas tempestades.

De acordo com a meteorologista Ana Paula Paes, o calor extremo, com pico estimado em 43°C, deve se chocar com uma massa de instabilidade vinda do sul e sudeste do país e esse encontro deve provocar fortes chuvas.

“São condições claras desse fenômeno climático pelo qual estamos passando, o EL Niño, que gera mais calor e menos períodos de chuva. Só que quando ela vem, vira uma tempestade”, explicou a especialista.

A equipe do Corpo de Bombeiros orienta que em as pessoas evitem de evitem transitar em períodos de tempestade e quedas de raios, principalmente em regiões alagadas, trechos de rios e cachoeiras. O mais correto é que em caso de risco, busquem um local seguro para se abrigar.

 

 

Quais os impactos do El Niño sobre o clima do Brasil?

Causa secas no Norte e Nordeste do país (chuvas abaixo da média), principalmente nas regiões mais equatoriais; e provoca chuvas excessivas no Sul do país e no sudeste do país.

Impacto do El Niño no inverno de cada região brasileira — Foto: Arte/g1

Impacto do El Niño no inverno de cada região brasileira — Foto: Arte/g1

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI

Fonte:   G1 MT