Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Meteorologista alerta para temporais com possibilidade de granizo em MT

ALERTA DE TEMPORAIS | 21/10/2021 10h 34min

Previsão para esta semana é de pancadas de chuva no norte e nordeste do estado — Foto: Luiz Alves/Prefeitura de Cuiabá

A previsão do tempo para esta quinta-feira (21) é de chuva na região norte e nordeste de Mato Grosso.

De acordo com a meteorologista Dóris Palma, há alerta de chuvas e até possibilidade de granizo nessas regiões.

Em Cuiabá, não há possibilidade de temporais para esta quinta-feira.

Na região nordeste do estado há mais de 60% de probabilidade de chuva em municípios como Água Boa, Bom Jesus do Araguaia, Confresa, Luciara e Nova Nazaré.

Os temporais podem chegar com maior intensidade em Nova Nazaré, que pode ter chuvas de até 13 milímetros durante a tarde e no período da noite.

De acordo com a meteorologista, os temporais podem vir acompanhados de ventos fortes, raios e até queda de granizo.

"Ao longo dos próximos dias, a tendência é que a chuva ganhe um pouco mais de intensidade sobre diversas áreas de Mato Grosso. A partir da próxima quinta-feira, a região centro e norte do estado ficam sobre alerta de temporais e mesmo que de forma mais isolada, ela vem acompanhada de raios, ventos moderados a fortes e não se descarta a chance para eventual queda de granizo", contou.

Dóris ainda explica que essas chuvas ocorrem devido ao calor intenso e a umidade do ar no estado.

"Tudo isso por causa da formação de algumas áreas de instabilidade que atuam no alto da atmosfera e também a típica combinação entre o calor e a umidade. A chuva acontece principalmente no período da tarde porque é o período mais quente do dia e todo esse calor combinado com a alta umidade do ar servem como principal combustível para a formação de nuvens carregadas e chuva", disse.

Já na região norte de Mato Grosso, os municípios de Alta Floresta, Aripuanã, Brasnorte, Castanheira e Comodoro também estão com mais de 60% de probabilidade de chuva.

As temperaturas podem chegar até 35°C nessas cidades.

Na região centro-sul como Acorizal, Arenápolis, Barão de Melgaço, Jangada e Nortelândia não há possibilidade de chuva para esta quinta-feira (21).

Em Barão de Melgaço, a temperatura pode chegar até 38°C e nas outras cidades, 36°C.

Em Cuiabá, a umidade relativa do ar diminui com o calor no período da tarde.

Na sexta-feira (22), a capital pode ter uma chuva rápida de até 5 mm.

No domingo (23), a probabilidade é maior, com chuvas de até 10 milímetros.

Raio no Centro de Cuiabá por Fablício Rodrigues — Foto: Fablício Rodrigues
Raio no Centro de Cuiabá por Fablício Rodrigues — Foto: Fablício Rodrigues

 

Incidência de raios

 

A incidência de raios em Mato Grosso em setembro deste ano teve um aumento de 160% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Em setembro de 2020 foram cerca de 1 milhão de raios no estado. Em setembro de 2021, esse número subiu para para 2,6 milhões.

Segundo os especialistas, o aumento não pode ser explicado pela atuação exclusiva do fenômeno La Niña, que está em andamento, já que o fenômeno é de baixa intensidade.

Ele tende a causar um aumento na incidência de raios em Mato Grosso, mas o fenômeno sozinho não consegue explicar esse aumento significativo na incidência de raios em setembro de 2021.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
 

Fonte:   G1 MT