Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

Besouro atinge olho de mulher que perde o controle de moto e bate em carro em Sinop-MT

ACIDENTE | 11/02/2020 15h 34min

Inseto atingiu olho de motoqueira - Foto: Ilustração/Reprodução

Uma mulher de 34 anos, que pilotava uma moto Biz, bateu em um carro Renaut depois que um besouro atingiu o olho dela, quando trafegava no cruzamento das ruas Interlagos e Antúrios, do bairro Jardim Ibirapuera, em Sinop-MT, por volta das 14h30 dessa segunda-feira (10).

O capacete que ela usava estava com a viseira aberta.

A vítima pilotava a moto e ao chegar na esquina, quando ia parar a motocicleta, o inseto atingiu olho dela, foi nesse momento que a mulher perdeu o controle da direção e colidiu no carro, que era dirigido por outra mulher.

Com o impacto, a mulher da moto sofreu algumas escoriações e precisou de atendimento médico.

O Corpo de Bombeiros foi acionado, esteve no local, prestou os primeiros socorros e encaminhou a mulher para o Hospital Regional.

O que diz a lei

Antes da Resolução do CONTRAN nº 453/2013, a penalidade imposta era a de suspensão do direito de dirigir, pelo uso irregular do capacete.

 

Contudo, a Resolução nº. 453 do CONTRAN, alterou a infração do artigo 244, I, do CTB para aquela do 169 do Código de Trânsito Brasileiro.

Cabe lembrar que, a Resolução nº. 453, que disciplina o uso do capacete para condutor e passageiro de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos motorizados, foi alterada pela Resolução nº 680, de 25 de julho de 2017.

A alteração acima visa renumerar e alterar o parágrafo único do art. 1º da Resolução CONTRAN nº 453, para § 1º e acrescentar o § 2º, que passam a vigorar com a seguinte redação:

“§ 1º O capacete motociclístico deve estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), de acordo com regulamento de avaliação da conformidade por ele aprovado.

§ 2º Capacetes com numeração superior a 64 estão dispensados da certificação compulsória quando adquiridos por pessoa física no exterior.”

Desse modo, abrandou-se a penalidade imposta à infração de trânsito correspondente à condução de motocicleta com a viseira do capacete levantada ou sem óculos de proteção.

 Isto porque, o artigo 244, I, do Código de Trânsito Brasileiro previa infração de natureza gravíssima, com imposição de multa e suspensão do direito de dirigir, enquanto o artigo 169 do mesmo diploma legal, prevê apenas a imposição de multa de natureza leve, sem qualquer outra sanção.

Tratando-se, pois, de norma mais benéfica, que desclassificou a natureza da infração de gravíssima para leve. (Com informações de Ednaldo Lobo e colaboração de Jus.com)

Fonte:   93FM