Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

Ela ganhou prótese após ter mãos decepadas por ex: 'Agora posso me pentear'

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER | 29/12/2019 09h 50min

Imagem: Arquivo Pessoal

A ex-diarista Geziane Buriola da Silva, 33, viu sua vida mudar no dia 10 de abril de 2017, quando sofreu uma tentativa de feminicídio pelo ex-marido, em Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros de Cuiabá. Ela teve as duas mãos decepadas ao tentar se defender de golpes no pescoço. Agora, quase três anos depois do crime, Geziane alcançou seu maior sonho: ganhou duas próteses para os braços depois de mobilização de internautas. "É uma felicidade sem explicação. Tenho tanta vontade de pentear meu cabelo e assinar meu nome sozinha. Agora vou poder fazer isso", conta.

A vaquinha virtual arrecadou R$ 114.858 em três meses e teve participação de 2.238 pessoas. O dinheiro é o suficiente para Geziane ter duas próteses e duas luvas de silicone para usá-las no dia a dia.

A ideia surgiu a partir do site Voaa, destinado exclusivamente para ajudar pessoas em dificuldade.

Geziane nutria o sonho das próteses desde que saiu do hospital, depois de ficar dois meses internada. Desses, 20 dias foram vividos em coma induzido. Além das mãos decepadas, ainda sofreu cortes pelo corpo.

A ex-diarista calcula ter mais de mil pontos cirúrgicos decorrentes dos ferimentos. As próteses contam com tecnologia mioelétrica, capaz de responder movimentos dos músculos do braço.

A previsão é de que ela as receba até o fim de janeiro para iniciar o processo de fisioterapia. "Em me sinto muito feliz em saber que gente de todo lugar me ajudou. No mês que vem vou experimentar a prótese e fazer fisioterapia para me adaptar a ela. Se tudo ocorrer bem, vou usar diariamente", diz.

Em busca de uma vida normal

Com a doação, Geziane espera ficar menos dependente dos outros. Para afazeres do cotidiano, como pentear o cabelo e preparar comida, ela conta com auxílio de parentes, amigos e dos filhos, de 13 anos e de 9 anos. "Pretendo escrever meu nome em uma nova identidade. Atualmente, quem assina por mim é minha mãe. Também quero arrumar os meus cabelos, arrumar minnha casa, fazer minha comida", planeja.

Geziane recebe uma pensão de um salário mínimo. Com esse dinheiro, ela preciso pagar aluguel e luz, sustentar os dois filhos e fazer as compras da casa. Ela espera conseguir um trabalho que possa ser exercido com uso das próteses.

Enquanto o emprego não vem, Geziane também conta com doações de pessoas que se comovem com sua história de superação. "Quando eu tiver a prótese, pretendo arrumar alguma coisa para me sustentar e ajudar meus filhos.

Depois de tudo isso, as pessoas me perguntam como eu não tive depressão. Foi Deus que me deixou em pé para seguir em frente na minha vida", afirma.

Agressor foi condenado a 16 anos de prisão: "Foi pouco"

Geziane sofreu tentativa de feminicídio pelo ex-marido, em Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros de Cuiabá. Ela teve as duas mãos decepadas ao tentar se defender de golpes no pescoço.

Agora, quase três anos depois do crime, Geziane alcançou seu maior sonho: ganhou duas próteses para os braços depois de mobilização de internautas. "É uma felicidade sem explicação. Tenho tanta vontade de pentear meu cabelo e assinar meu nome sozinha. Agora vou poder fazer isso", conta.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:

Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 

Fonte:   UOL