Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Domingo 15 de Junho de 2025

Policia

Ex-secretário e outros 2 suspeitos são presos por corrupção e lavagem de dinheiro com desvios de recursos da Saúde em MT e PR

PRISÓES PREVENTIVAS | 28/10/2021 07h 52min

Célio Rodrigues, novo secretário de Saúde de Cuiabá — Foto: Assessoria

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (28) a Operação Cupincha, segunda fase da Operação Curare, de julho deste ano, que investiga corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo o desvio de recursos públicos destinados à saúde.

O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, foi preso.

Operação da PF cumpre prisões por corrupção e lavagem de dinheiro na saúde em MT — Foto: Polícia Federal
Operação da PF cumpre prisões por corrupção e lavagem de dinheiro na saúde em MT — Foto: Polícia Federal

Na primeira fase da operação, Célio Rodrigues, foi exonerado do cargo de secretário da Saúde.

Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Cuiabá (MT) e Curitiba (PR), além de três prisões preventivas e de medidas de sequestro de bens, direitos e valores.

Duas prisões já foram cumpridas e o terceiro suspeito está foragido.

PF prende suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro e desvios de recursos da Saúde em MT e PR — Foto: Polícia Federal
PF prende suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro e desvios de recursos da Saúde em MT e PR — Foto: Polícia Federal

Como se apurou na primeira fase da Operação Curare, um grupo empresarial, que fornece serviços à Secretaria Municipal de Saúde do Município de Cuiabá e que recebeu, entre os anos de 2019 e 2021, mais de R$ 100 milhões, esteve à frente dos serviços públicos com o pagamento de vantagens indevidas, seja de forma direta ou por intermédio de empresas de consultoria, turismo ou até mesmo recém transformadas para o ramo da saúde.

Após o ingresso dos recursos nas contas das empresas intermediárias, muitas vezes com atividades econômicas incompatíveis, os valores passavam a ser movimentados, de forma fracionada, por meio de saques eletrônicos e cheques avulsos, de forma a tentar ocultar o real destinatário dos recursos.

PF prende suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro e desvios de recursos da Saúde em MT e PR — Foto: PF
PF prende suspeitos de corrupção e lavagem de dinheiro e desvios de recursos da Saúde em MT e PR — Foto: PF

A movimentação financeira também se dava nas contas bancárias de pessoas físicas, em geral vinculadas às empresas intermediárias, que se encarregavam de igualmente efetuar saques e emitir cheques, visando a dissimulação dos eventuais beneficiários.

O grupo empresarial investigado na primeira fase da Operação Curare promovia supostas 'quarteirizações' de contratos administrativos, que viriam a beneficiar, em última instância, o servidor responsável pelas contratações com a Secretaria Municipal de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde Pública, incluindo o pagamento de suas despesas pessoais.

Um dos carros apreendidos em Curitiba (PR) — Foto: PF
Um dos carros apreendidos em Curitiba (PR) — Foto: PF

O nível de aproximação entre as atividades públicas e privadas dos investigados envolveu a aquisição de uma cervejaria artesanal, em que se associaram, de forma oculta, o então servidor público e o proprietário do grupo empresarial investigado.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.
 

Fonte:   G1 MT