Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

Festa em comemoração a resultado de jogo de futebol tem confusão entre PMs e moradores e família é presa em Cuiabá

CONFUSÃO | 01/12/2019 17h 56min

Uma festa em comemoração ao resultado de um campeonato que aconteceu no Mini Estádio do Bairro Jardim Independência, em Cuiabá, gerou confusão entre moradores e policiais militares, na noite desse sábado (30). A festa tinha cerca de 100 pessoas. Cinco pessoas da mesma família, um vizinho delas e outro morador foram presos.

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pelos policiais, eles foram ao local após receberem denunciais de que drogas estavam sendo vendidas no local e o som alto estava atrapalhando os vizinhos.

Os policiais alegam que foram recebidos com pedradas, gritos de 'vão embora' e xingamentos como 'policiais de merda'.

Já os moradores afirmaram que os militares chegaram atirando e agindo com violência.

 

Moradores dizem que policiais chegaram no local atirando — Foto: Dayane Gomes/Arquivo pessoal
Moradores dizem que policiais chegaram no local atirando — Foto: Dayane Gomes/Arquivo pessoal

Dayane Gomes que, segunda o boletim de ocorrência, agrediu os policiais, contou ao G1 que um dos irmãos dela foi atingido por um tiro de arma de fogo e o primo dela foi atingido por um tiro de arma de borracha durante a abordagem. Ela disse ainda que foram ameaçados de morte pelos policiais.

“Estávamos em família e tinha muitas crianças no local. Eles atiraram no meu irmão, que sangrou muito. Eu e minha mãe ficamos desesperadas e pedimos para que não atirassem mais. Eles prenderam meu irmão e eu disse que iria junto e eles me jogaram no chão”, contou.

Além de Dayane, os dois irmãos dela, Daniel Gomes e Kleiton Gomes, a mãe, Geraldina Gomes, um vizinho da família e outro suspeito não identificados foram detidos. Eles foram ouvidos na delegacia e liberados, em seguida.

 

Daniel foi atingido por um tiro e está internado no HMC — Foto: Dayane Gomes/Arquivo pessoal
Daniel foi atingido por um tiro e está internado no HMC — Foto: Dayane Gomes/Arquivo pessoal

Segundo Dayane, Daniel passou por cirurgia e está internado no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).

Ela afirmou que registrará um boletim de ocorrência contra os policiais.

A Polícia Militar informou que a Corregedoria da PM abrirá uma sindicância disciplinar para apurar os fatos assim que a denúncia for formalizada.

 

Geraldina ficou com o pé machucado após confusão com policiais — Foto: Dayane Gomes/Arquivo pessoal
Geraldina ficou com o pé machucado após confusão com policiais — Foto: Dayane Gomes/Arquivo pessoal

 

Confusão

 

Os policiais disseram que Everton Gomes e Daniel Gomes, primo e irmão de Dayane, respectivamente, tentaram impedi-los de realizarem a abordagem e os agrediram com chutes e socos.

Os militares afirmaram no boletim que usaram “força moderada e progressiva, com uso de disparos de munição não letal” para conter os suspeitos. Em seguida, eles teria fugido.

Segundo o boletim de ocorrência da PM, Dayane teria tentado impedir que a família fosse presa e bateu no rosto dos policiais. Eles disseram que foi dado voz de prisão e ela resistiu. “Foi usado com ela força física e moderada além do espargidor de pimenta para detê-la”, diz trecho do boletim.

A jovem nega as agressões. “Não teve agressão da nossa parte. Eu estava caída no chão e eles jogaram spray de pimenta no meu rosto. O óculos de um dos policiais caiu e, nesse momento, ele disse que eu bati no rosto dele, mas isso não aconteceu”, ressaltou.

Ainda segundo o boletim, a mãe de Dayane, Geraldina Gomes, também teria ofendidos os militares e acabou sendo presa. Ela desmaiou durante a confusão e foi encaminhada para atendimento médico. Depois disso, foi levada à delegacia para prestar esclarecimentos.

Dayane afirmou que se sentiu humilhada durante a abordagem policial. “Não esperávamos por isso. Não somos bandidos para nos humilharem assim. Eles me trataram como bandida”, disse.

Fonte:   G1 MT