Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Policia

Fogo se alastra há mais de 5 dias, mata 50 animais e município decreta situação de emergência em MT

INCÊNDIO | 11/09/2019 19h 51min

Imagem mostra os animais mortos em um assentamento de MT — Foto: Arquivo pessoal

Um incêndio que começou há mais de cinco dias atingiu a zona rural de Canabrava do Norte, a 1.132 km de Cuiabá, e matou cerca de 50 animais, entre vacas, bois e bezerros. De acordo com o secretário municipal de Agricultura, Antônio da Fonseca Cabral, o fogo está sem controle. Por isso, a prefeitura decretou situação de emergência.

O secretário explicou ainda que a chamas atingiram um assentamento onde vivem mais de 200 famílias. Na localidade, que fica a 70 km do perímetro urbano, 80% das propriedades foram atingidas pelo incêndio.

 

"O fogo está incontrolável. Os bombeiros de Confresa estiveram aqui, mas não conseguiram extinguir. Os moradores ajudaram, mas a situação está muito difícil", comentou ele.

 

Cabral contou que, na semana passada, outro incêndio foi ocasionado pela queda do escapamento de um veículo, o atrito como asfalto gerou uma faísca que atingiu o mato à beira da estrada e se alastrou.

O município tem cinco assentamentos provenientes dos programas de reforma agrária. Dois deles foram atingidos por grandes incêndios. Entretanto, segundo o secretário, todos tiveram algum prejuízo ocasionado pelo fogo.

A última chuva registrada em Canabrava do Norte foi no início de maio. As 1.300 famílias assentadas estão se juntando para evitar que novas propriedades sejam atingidas.

Ainda segundo Cabral, o município não tem brigada de incêndio e nem sede do Corpo de Bombeiros.

"Depois do que aconteceu, já vamos começar um curso para que a gente tenha aqui no município, pessoas que consigam agir neste tipo de situação", afirmou.

Na segunda-feira (9), o prefeito João Cleiton Medeiros assinou um decreto declarando situação de emergência no município. O documento permite contratos sem licitação para serviços que resolvam este tipo de situação.

O decreto tem validade de 180 dias também visa a obtenção de recursos junto ao governo para que os assentamentos possam ser recuperados.

Fonte:   G1 MT