Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

Juiz percorre presídios para avaliar condições de carceragem e ouvir detentos em MT

SISTEMA PENITENCIÁRIO | 30/11/2019 15h 36min

Juiz visita unidades prisionais em Cuiabá e Várzea Grande — Foto: TJMT/ Assessoria

O juiz Geraldo Fidelis, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) percorreu as unidades prisionais de Cuiabá e Várzea Grande, região metropolitana, a fim que saber em que condições elas se encontram. Além de verificar a infraestrutura, o objetivo da visita é verificar o tratamento dispensado dos detentos.

No caso do Centro de Ressocialização de Várzea Grande (CRVG), também conhecido como Capão Grande, a grande dificuldade são as visitas. As famílias da maior parte dos detentos moram no interior e têm dificuldade em vir nos dias de visita.

 

Durante a semana Geraldo Fidelis foi também à unidade prisional feminina Ana Maria do Couto May e às masculinas Penitenciária Central do Estado (PCE), Centro de Custódia de Cuiabá (CCC) e Centro de Ressocialização de Cuiabá (CRC). Em cada local conversou não só com os presos, mas também com os diretores e com os agentes prisionais.

Nesses locais o juiz observou a falta de ventilação e defendeu a instalação de aparelhos que possam promover a troca de ar dentro das celas e condições de respirar. Ele também defendeu o investimento na qualidade de trabalho para os servidores.

 

Os presos aproveitaram o contato direto com o magistrado para entregar os ‘bereus’, que são os bilhetes com pedidos para serem levados ao gabinete e analisados. Os detentos também solicitaram melhoria no atendimento médico e psicológico dentro das unidades.

Todas as reivindicações e situações registradas dentro das unidades terão encaminhamento e serão avaliadas.

Fonte:   G1 MT