Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Policia

Líder do Alto Xingu é internado em estado grave com Covid-19 em MT

COVID-19 | 20/07/2020 13h 25min

O líder do Alto Xingu foi internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em Canarana, a 838 km de Cuiabá, nesse fim de semana. Aritana Yawalapiti, de 71 anos, faz tratamento contra a Covid-19.

O cacique estava em casa quando começou a sentir os primeiros sintomas da doença. Ele procurou atendimento de saúde na própria aldeia e foi medicado.

No entanto, no último fim de semana, ele precisou ser levado para a cidade às pressas pela equipe de saúde devido ao quadro respiratório que se agravou.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena, no sábado (18), a região do Xingu contabilizava 74 infectados pelo novo coronavírus e cinco mortos pela doença.

Aritana Yawalapiti é líder do Alto Xingu em MT — Foto: Antônio Carlos Banavita

Aritana Yawalapiti é líder do Alto Xingu em MT — Foto: Antônio Carlos Banavita

Aritana assumiu a liderança do Alto Xingu por volta de 1980. Desde então, ele é reconhecido por lutar pela defesa dos povos indígenas, principalmente pela preservação das terras já conquistadas.

Outro líder indígena internado com problemas de saúde é o cacique Raoni Metuktire, de 89 anos. Ele foi internado em um hospital de Colíder, na quinta-feira (16), após passar mal. Já no sábado (18) ele foi transferido de avião para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Sinop após complicações gastrointestinais e desidratação. O estado de saúde dele é estável.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   G1 MT