Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

Mais de 150 hectares de palha de milho são destruídos durante incêndio em fazendas de MT

INCÊNDIO | 17/07/2020 12h 27min

Fogo começou em maquinários em fazenda de MT - Foto: Divulgação

Mais de 150 hectares de palha de milho foram destruídos durante um incêndio ocorrido em duas fazendas de Gaúcha do Norte-MT, a 595 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (16).

O incêndio começou após um maquinário de uma das propriedades pegar fogo e se espalhar para os terrenos onde a colheita de milho já havia sido feita.

O fogo começou na fazenda São João e se espalhou para a vizinha, Botuvera.

O proprietário da fazenda Botuvera, Adelino Bissoni, contou que ninguém estava no local quando ocorreu o incidente. No entanto, um grupo de funcionários foi para a propriedade e controlaram as chamas.

“É muito difícil controlar o fogo na lavoura nesse tempo seco e com o calor que está, mas ninguém se machucou”, disse.

Segundo ele, uma plataforma da colheitadeira que estava na lavoura pegou fogo e se espalhou para um trator, que também foi destruído. Ainda não se sabe o que ocorreu com o maquinário.

Adelino disse que, como a cidade não tem muita estrutura e o Corpo de Bombeiro não consegue chegar rápido, eles fizeram um treinamento com os funcionários da fazenda e montaram uma equipe de brigadistas para combater casos como esse.

“É comum incêndios nessa época, já que as pessoas podem passar e jogar alguma bituca de cigarro e o fogo se espalha. Por isso, o objetivo do treinamento, para tentar conter o fogo o mais rápido possível e não trazer muito prejuízo”, explicou.

Além disso, o período de estiagem é um dos problemas enfrentados pelos fazendeiros nesta época.

Eles afirmam que o tempo seco e quente contribui para o agravamento e o início de queimadas que estão aumentando a cada ano.

Segundo o monitoramento realizado pelo INPE, entre 1° de janeiro e 28 de maio, Mato Grosso registrou um aumento de 11,83% dos focos de calor se comparado ao mesmo período do ano passado.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   G1 MT