Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 30 de Março de 2024

Policia

Mochileiro que viaja a América do Sul de bicicleta há 20 anos tem meio de transporte furtado ao passar por MT

FURTO | 11/09/2019 17h 17min

Foto: Orcar Rodrigues/Arquivo pessoal

Um mochileiro de 37 anos que já passou por 25 estados brasileiros e seis países da América do Sul de bicicleta teve o veículo e pertences furtados ao parar para descansar em um posto de combustível em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, na sexta-feira (6). Ademilson Almeida dos Santos viaja de bicicleta há 20 anos.

Além da bicicleta, outros pertences foram furtados, entre eles dois pneus novos, uma câmara de ar, barraca de acampamento, rede, fotos de viagens e lembranças de alguns lugares nos quais ele já passou.

O viajante contou ao G1 que saiu de Salvador, cidade natal dele, no dia 26 de maio deste ano, com destino a Porto Velho. Ao chegar em Vilhena (RO), ele foi aconselhado pelo Corpo de Bombeiros a não seguir àquele destino devido às queimadas nas estradas.

 

“Decidi mudar a rota e parar em Cáceres para descansar e depois seguir para a Lagoa da Prata (MG), onde passaria meu aniversário. Quando acordei de madrugada para seguir viagem minha bicicleta não estava mais lá [no posto]”, afirmou.

 

Segundo Ademilson, os criminosos quebraram a corrente que prendia a bicicleta, usando um alicate. Um boletim de ocorrência foi registrado na Polícia Civil ainda na sexta-feira.

Ademilson disse que a polícia realizou buscas de drone pela região, mas não conseguiu localizar o veículo.

Como a bicicleta é o único meio de transporte dele, ele precisou pegar carona em um ônibus da Prefeitura de Cáceres para chegar a Cuiabá, onde conseguiu vaga em um albergue.

 

“Fui chorando na estrada até chegar em Cuiabá. Não quero ficar andando de ônibus, pois meu compromisso é com a bicicleta. Vou ficar no albergue até conseguir ajuda para comprar outra bike e seguir viagem”, disse.

 

O mochileiro contou que essa não é a primeira vez que ele tem a bicicleta e os pertences roubados.

Em 2017, quando passava por Belo Horizonte, ele foi assaltado e, além do veículo, os criminosos levaram o celular dele com todas as fotos das viagens e o ameaçaram com uma faca. No entanto, três dias depois, ele recuperou a bicicleta.

'Pedal Sem Juízo'

Essa é a segunda vez que 'Ademilson Baiano Pedal Sem Juízo', como gosta de ser chamado, passa por Mato Grosso, desde que começou a viajar de bicicleta, em 1999.

“Nunca pedi riqueza e sim saúde para que eu pudesse viajar o mundo de bicicleta. Antes disso, meu objetivo era conseguir uma casa para minha mãe e consegui. Foi então que comecei a aventura”, contou.

Sobre duas rodas, o viajante já passou por Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru e Colômbia, além de 25 estados brasileiros.

“Passei por Mato Grosso pela primeira vez em 2016. À época estava indo para Rio Branco ver uma irmã que há 11 anos não encontrava. As viagens de bicicleta têm muito significado para mim, pois realizou um dos meus maiores sonhos, que era ver minha irmã”, contou.

Quando conseguir outra bicicleta, Ademilson disse que pretende seguir viagem com destino à Bahia, onde deve passar pela casa da família, fazer exames de rotina e depois seguir viagem para Rio Grande do Norte.

Fonte:   G1