Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

Morre piloto de helicóptero da Força Nacional que caiu no Pantanal em MT

QUEDA DE AERONAVE | 27/10/2020 10h 57min

Renato de Oliveira Souza, de 55 anos, era agente da Polícia Civil do DF — Foto: Arquivo Pessoal

Morreu, na madrugada desta terça-feira (27), o comandante Renato de Oliveira Souza, de 55 anos, que pilotava o helicóptero da Força Nacional que caiu durante uma missão de combate a incêndios no Pantanal, em Mato Grosso.

Renato era agente da Polícia Civil do Distrito Federal. O acidente aconteceu no dia 8 de outubro, em Poconé, a 104 quilômetros de Cuiabá.

Ele havia recebido alta médica na quarta-feira (21). O comandante Renato foi transferido em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea para a cidade do Rio de Janeiro, onde continuaria o tratamento, em casa.

Segundo uma nota da Secretaria de Segurança Pública do Mato Grosso, nesta segunda-feira (26), ele teve um quadro de falta de ar súbito, foi socorrido por uma ambulância, mas não resistiu. De acordo com a família de Renato, há suspeita de tromboembolismo pulmonar.

Em nota, o Ministério da Justiça lamentou "com profundo pesar" a morte do policial e agradeceu pelo "profissionalismo e dedicação pelo país".

 

Renato de Oliveira Souza era agente da Polícia Civil do DF — Foto: Arquivo Pessoal
Renato de Oliveira Souza era agente da Polícia Civil do DF — Foto: Arquivo Pessoal

O helicóptero, que auxiliava nos trabalhos da Operação Pantanal II, havia saído de Corumbá (MS) e estava na região de Poconé quando caiu, no dia 8 de outubro.

Também estavam na aeronave o copiloto Luiz Fernando Berberick, da Polícia Civil do Rio de Janeiro (RJ), e o 2° sargento PM Emerson Miranda Martins, também da corporação no RJ.

Todos haviam sido resgatados com vida e encaminhados até a cidade de Cuiabá, onde foram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Mato Grosso.

Depois do acidente, o comandante da Força Nacional, coronel Aginaldo de Oliveira, afirmou que o helicóptero da corporação atingiu o solo 15 segundos após o acionamento do botão de pane. Ele também citou relatos de possível "falha técnica".

Nota de pesar do Ministério da Justiça

 

"Com profundo pesar, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informa o falecimento, na madrugada desta terça-feira (27), do policial Renato de Oliveira Souza, integrante da Força Nacional de Segurança Pública.

Renato pilotava o helicóptero da Força Nacional que caiu no Mato Grosso, no dia 8 de outubro, enquanto atuava no combate aos incêndios no Pantanal. Ele passou por cirurgia na coluna e, após receber alta, seguiu para o Rio de Janeiro, onde se encontrava em processo de recuperação.

Agente Especial da Polícia Civil do Distrito Federal, Renato Oliveira Souza ingressou na Força Nacional de Segurança Pública em maio de 2016, na Seção de Aviação, onde era o comandante.

Atuou em vários estados, comandando a aeronave Nacional 01. Entre as inúmeras operações que atuou na Força Nacional, destaque para as Olimpíadas Rio 2016 e Brumadinho (MG).

A última atuação pela Força Nacional foi na Operação Pantanal II, no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública reconhece e agradece ao policial Renato de Oliveira Souza por seu profissionalismo e dedicação pelo País. Aos familiares e amigos, manifestamos nosso sentimento de solidariedade."

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

 

Fonte:   G1 MT