Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Policia

Perícia deve apontar causa de incêndio que atingiu papelaria e outras 2 lojas em MT

INCÊNDIO | 07/12/2020 13h 47min

Prédio ao lado, onde funcionava uma casa lotérica, desabou — Foto: Corpo de Bombeiros-MT/Divulgação

Uma perícia deve apontar as causas do incêndio que atingiu uma papelaria, uma casa lotérica e uma loja de bicicletas na Avenida 15 de Novembro, no Porto, em Cuiabá.

O fogo, que começou na noite de sábado (5), foi combatido nesse domingo (6), após 12 horas de trabalhado do Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta segunda-feira (7), a Gerência de Perícias de Engenharia Legal da Politec deu início aos primeiros levantamentos no local do incêndio que atingiu a loja.

Bicicletas foram retiradas de loja — Foto: Luiz Gonzaga Neto/TVCA

Bicicletas foram retiradas de loja — Foto: Luiz Gonzaga Neto/TVCA

O papel da perícia será determinar as causas do incêndio, se a natureza foi acidental ou criminosa, e definir a dinâmica dos fatos.

Segundo a perita oficial criminal Telma Jakeline Greicy Kirchesch, devido as características e tipo de materiais existentes na empresa o incêndio tomou grandes proporções e acabou por atingindo pelo menos três imóveis vizinhos.

No local ainda há focos de fogo e a estrutura comprometida apresenta risco de desmoronamento e desabamento.

O incêndio atingiu os três andares da empresa ausando danos estruturais e em suas instalações. De acordo com a Politec, esses fatos tornam a perícia de local um trabalho com alta complexidade e de risco.

 

O combate

 

No início do trabalho, os bombeiros desligaram a rede de energia, isolaram a área e retiraram botijões de gás, e retiraram os animais de uma clínica veterinária que fica ao lado da papelaria.

Durante o combate, um dos bombeiros que estava atuando no ataque defensivo da clinica veterinária acabou tendo um mal súbito e foi encaminhado para uma unidade de atendimento e, depois de medicado retornou para ajudar no combate.

Em pouco tempo, o incêndio tomou todo o estabelecimento da papelaria Realmat, mesmo com o rápido tempo-resposta de 13 minutos e ocasionou o desabamento de parte da estrutura.

Bombeiros combatem incêndio no Centro de Cuiabá — Foto:  Jorge Sírio/TVCA

Bombeiros combatem incêndio no Centro de Cuiabá — Foto: Jorge Sírio/TVCA

O trabalho das equipes se estendeu por toda a madrugada de domingo, e apesar do grande número de materiais combustíveis e inflamáveis que havia dentro da edificação sinistrada, o Corpo de Bombeiros evitou que o incêndio passasse para outros estabelecimentos vizinhos.

Para manter água na ponta de combate a todo o momento, foram necessários cerca de 230 mil litros água, fornecidos pelos caminhões de combate a incêndio e caminhões pipas da prefeitura municipal de Cuiabá, Águas Cuiabá, Rota do Oeste, Defesa Civil e outros disponibilizados por particulares.

Ao todo, 37 bombeiros militares de serviço e de folga foram acionados através do plano de chamada para auxiliar nos trabalhos.

A Defesa Civil Municipal também esteve presente para realizar uma vistoria estrutural da área afetada e dos prédios vizinhos.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   G1 MT