Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

PF cumpre mandados em Mato Grosso e mais cinco estados contra tráfico internacional de cocaína

COCAÍNA PARA EUROPA | 18/11/2021 17h 10min

Foto: Reprodução

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (18), a Operação Calvary, com o objetivo de desarticular organização criminosa dedicada ao tráfico internacional de cocaína, com atuação em diversos atos de lavagem de dinheiro.

Foram cumpridos mandados em vários estados, inclusive em Mato Grosso. 

As investigações, que tiveram início em janeiro de 2021, revelaram a existência de organização com atuação em remessas de cocaína para Europa, por meio principalmente de embarcações transoceânicas.


Cerca de 150 policiais federais e 8 servidores da Receita Federal participam da ação.

Ao todo, estão sendo cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, 6 mandados de prisão preventiva, 4 mandados de prisão temporária e 7 mandados de interdição de atividade econômica nos estados de São Paulo, Bahia, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Os mandados foram expedidos pela 6ª Vara Federal de São Paulo e englobam ainda o sequestro de 28 bens imóveis (localizados em 4 estados), diversos veículos (incluindo carros avaliados em mais de R$ 600 mil) e valores custodiados em contas bancárias de 53 pessoas físicas e jurídicas (incluindo contas abertas em Portugal e na Bélgica).

Ainda fora determinado o sequestro de um navio de longo curso, o qual pertence ao grupo criminoso investigado e seria utilizado no transporte transoceânico de cocaína, bem como fora determinada a interdição da atividade de uma rede de postos de combustível no Estado da Bahia.

Ao todo, estima-se que os bens apreendidos/sequestrados durante a investigação superam R$ 50 milhões.

Restou comprovado que o grupo articulou a exportação de 2.700 kg de cocaína, em outubro de 2020, a partir do Porto de São Sebastião/SP, utilizando navio que tinha como destino final a cidade de Cadiz/Espanha.

No entanto, parte da droga acabou apreendida no Brasil (1.500 kg), durante fiscalização conjunta da PF e RFB, e a outra parte na Espanha (1.200 kg), após comunicação daPF às autoridades policiais daquele país e atuação da Europol. 

No bojo das investigações, ainda foram determinados afastamentos do sigilo bancário e fiscal de 66 pessoas, incluindo 39 pessoas jurídicas suspeitas de serem utilizadas pelos investigados para prática de lavagem de dinheiro. 

 A operação foi batizada de Calvary em alusão ao cemitério no qual Don Corleone, do filme “O Poderoso Chefão I”, foi sepultado, vez que o líder da organização criminosa é chamado pelos demais integrantes do grupo de “Don”, em referência ao personagem.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Olhar Direto