Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

PF cumpre mandados na Sema em operação contra desmatamento ilegal e fraude em crédito florestal em MT

DESMATAMENTO | 25/04/2019 16h 20min

Foto: Leandro Guedes/Rede Amazônica

A Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão nesta quinta-feira (25) na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), em Cuiabá, na Operação Arquimedes, que apura desmatamento ilegal. A operação ocorreu em outros sete estados, além do Distrito Federal.

A ação tem objetivo de desarticular esquema de corrupção responsável por extração ilegal de madeira na floresta amazônica.

Em nota, a Sema disse que agentes da PF estiveram na sede do órgão na capital mato-grossense. Os agentes apreenderam documentos.

“A Sema está colaborando com a operação e todas as demandas foram prontamente atendidas para que os investigadores possam apurar as suspeitas de inserção de créditos florestais fictícios nos sistemas de comercialização e transporte de produtos florestais”, afirmou a secretaria.

 

 

Operação

 

Foram expedidos 23 mandados de prisão preventiva, seis de prisão temporária, 109 mandados de busca e apreensão cumpridos no Amazonas, Acre, Paraná, Mato Grosso, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, São Paulo e Distrito Federal. Além disso, foram autorizados bloqueios de mais de R$ 50 milhões nos CNPJs das empresas investigadas e outras 18 medidas cautelares.

Em coletiva de imprensa, a PF disse que corrupção ocorria entre servidores e engenheiros e madeireiros tinha o objetivo de obter celeridade dentro do órgão, passar fila, e obter também informações sobre fiscalização nos locais de mata. Alguns pagamentos eram feitos diretamente entre servidores e madeireiros, com transação bancária direto ou quantias em espécie.

Fonte:   G1