Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

Polícia Civil de Mato Grosso adota nova identidade visual nacional

PADRONIZAÇÃO NACIONAL | 12/04/2019 16h 28min

Foto: PJC-MT

Uma identidade visual única reconhecida em qualquer parte do País foi adotada pelas Polícias Civis dos 26 estados da federação e mais o Distrito Federal. A identidade visual das polícias civis foi instituída pelo Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC), que congrega todos os dirigentes das instituições de Polícia Civil do Brasil, e passará a ser seguida pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. As mudanças ocorrerão até dezembro de 2020.

A nova padronização, que compreende o Brasão, principal símbolo institucional formado por um escudo dourado contendo faixa superior com a palavra Polícia e na parte inferior a palavra Civil e no centro os elementos do brasão do estado, foi apresentada pela Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, em reunião gerencial que ocorreu na quinta-feira e nesta sexta-feira (11 e 12. 04), na Academia de Polícia Civil, em Cuiabá. 

“Estamos trabalhando para uma mudança de postura, colocando a instituição em primeiro plano, dentro de um padrão uniforme que será seguido em todo o País”, defendeu o delegado geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Mário Dermeval Aravéchia de Resende.

A padronização das policiais civis visa atender quesitos de modernidade e uniformidade estabelecidos na Resolução 01/2017, aprovada em 8 de novembro de 2017, durante reunião do CONCPC, ocorrida em Santarém no Pará, que instituiu a identidade visual das polícias civis dos estados e do Distrito Federal.

A identidade visual nacional leva as cores oficiais do preto, branco e cinza, que estarão dispostas nas vestimentas, painel oficial (banner), viaturas, prédios de delegacia. Todos conterão o novo brasão, assim como os distintivos, a bandeira, a carteira funcional, e também os documentos oficiais (papelaria: envelopes, pastas, capas de processos/inquéritos, cartões de visitas), placas de portas, de mesa e obras, entre outros.

A vestimenta da Polícia Civil de Mato Grosso, que já usa o preto e o branco, sofrerá mudança apenas na insígnia (brasão), mantendo os demais elementos já uniformizados pela instituição, como a bandeira do estado na manga do lado direito e no esquerdo a escrita Polícia Civil, na cor em branco. Nas costas deverá apenas conter POLÍCIA CIVIL, logo abaixo o estado (Mato Grosso). Os bonés seguem a mesma referência. A cor da camiseta é o preto.

As delegacias passarão a terceiro plano e não deverão estar identificadas nos uniformes, para que a imagem, uma vez circulada reforce a instituição policial como um todo, especificando apenas o estado a que pertence.

Marcas individuais das unidades policiais, muitas delas com simbologia animal, serão proibidas, visando reforçar a identidade institucional como padrão único da Polícia Civil, bem como facilitar o reconhecimento pelos cidadãos em qualquer parte do País.

As viaturas serão nas cores preto e branco, com designer reformulado,  contendo o novo brasão institucional com escudo no dourado. Já os prédios das delegacias sofrerão alteração apenas no Brasão. As cores no branco, preto e cinza são mantidas.

Fonte:   Assessoria | PJC-MT