Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

Sema apreende 244 kg de pescado, tarrafas e redes irregulares em rios de MT

PESCADO IRREGULAR | 04/05/2020 18h 56min

Sema apreende pescado irregular, tarrafas e redes em rios de MT - Foto: Sema/MT

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), realizou, nos últimos dias, duas operações de apreensão de pescados e materiais de pesca predatória em Poconé, Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço

A primeira operação foi realizada no sábado (25), no rio Cuiabá na região de Porto Jofre, em Poconé, a 104 km da capital. A equipe apreendeu 244 quilos de pescados das espécies de pintado, cachara, pacu e jaú, além de aplicarem um auto de inspeção, um termo de apreensão e três recibos de doação.

A segunda operação feita na segunda-feira (27), na região do Barranco Alto e Igrejinha, municípios de Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger, os fiscais apreenderam duas cevas fixas descaracterizadas, três canoas, quatro remos, dois tarrafões, duas redes de emalhar, e alguns exemplares de pescados das espécies de Jaú e Pintado.

Além das apreensões dos peixes e materiais de pesca, nove exemplares de pescados foram devolvidos ao rio.

De acordo com a Sema, os pescadores profissionais e amadores devem segguir a legislação ambiental, que estabelece a proibição para uso de apetrechos de pesca como tarrafa, rede, gancho, substâncias explosivas, equipamento sonoro, elétrico ou luminoso, entre outros.

As medidas mínimas dos peixes constam na carteira de pesca do estado. Em Mato Grosso, é proibida a captura, comercialização e transporte das espécies Dourado e Piraíba.

A Sema alerta que nas unidades de conservação da categoria de proteção integral, a atividade da pesca é proibida durante todo o ano.

Ao todo, Mato Grosso abriga 68 áreas protegidos sob a jurisdição da União, do Estado ou do Município.

Os pescadores devem estar atento aos trechos dos rios que cortam as áreas de Unidades de Conservação.

No caso do rio Juruena, há restrição no trecho que corta o Parque Nacional do Juruena e o Parque Estadual Igarapés do Juruena. Já para o rio Paraguai, o pescador deve estar atento às áreas do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense e do Parque Estadual do Guirá.

No rio das Mortes, fica proibida a prática da pesca no trecho do curso d´água que cruza o Refúgio da Vida Silvestre Quelônios do Araguaia.

As unidades de conservação da categoria proteção integral visam a proteção da biodiversidade e por isso as regras são mais restritivas.

Nesse grupo é permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais; ou seja, aquele que não envolve consumo, coleta ou danos aos recursos naturais.

Entre os usos indiretos dos recursos naturais, há a recreação em contato com a natureza, turismo ecológico, pesquisa científica, educação e interpretação ambiental, entre outras.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT