Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Policia

Sema apreende 629,5 kg de pescado impróprio para consumo

PESCADO IMPRÓPRIO | 06/11/2019 15h 18min

Pescado foi considerado, pela Vigilância Sanitária de Rondonópolis, impróprio para consumo humano - Foto por: Sema-MT

Equipe de fiscalização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aprendeu 629,5 quilos de pescados nesta segunda-feira (04.11), no município de Rondonópolis MT. A Operação foi realizada em parceria com a 2º Companhia Ambiental Sul de Rondonópolis. 

Os peixes são das espécies de Jau e Caparari, foram encontrados sem documentação de origem e descaracterizados, alguns sem cabeça e outros cortados em postas de filé. Além do pescado, três freezers foram apreendidos.

Fiscais aplicaram multa no valor de R$ 15,5 mil e o pescado foi destinado para o aterro sanitário municipal de Rondonópolis, pois estavam impróprios para consumo humano, conforme atestado da Vigilância Sanitária Municipal de Rondonópolis. 

 

Piracema

 

O período de defeso da piracema no Estado de Mato Grosso iniciou no dia 1º de outubro e segue até dia 31 de janeiro de 2020. A proibição à pesca, tanto amadora como profissional, abrange os rios das Bacias Hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins.

Neste período é permitida apena a pesca de subsistência, desembarcada, que é aquela praticada artesanalmente por populações ribeirinhas ou tradicionais para garantir a alimentação familiar, sem fins comerciais.

Para os ribeirinhos é permitida a cota diária de três quilos e um exemplar de qualquer peso por pescador, respeitando os tamanhos mínimos de captura, estabelecidos pela legislação para cada espécie. O transporte e comercialização proveniente da pesca de subsistência também fica proibido.

Os estabelecimentos que comercializam peixe tiveram que declarar o estoque existente até o dia 02 de novembro. A regra vale para peixes in natura, resfriados ou congelados, provenientes de águas continentais, existentes nos frigoríficos, peixarias, entrepostos, postos de venda, restaurantes, hotéis e similares.

 

Denúncias

 

O cidadão pode denunciar a pesca depredatória e outros crimes ambientais à Ouvidoria Setorial da Sema: 0800-65-3838 ou via WhatsApp no (65) 99281-4144. Outros telefones para informações e denúncias: (65) 3613-7394 (Setor Pesca), nas unidades regionais da Sema ou aplicativo MT Cidadão.

Fonte:   Sema-MT