Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Policia

Seriema invade pista e viatura da PM capota em MT

CAPOTAMENTO DA VIATURA | 25/06/2019 23h 35min

Viatura capotou na MT-110, próximo ao município de Tesouro. — Foto: Divulgação

Uma seriema, ave típica de Mato Grosso, provocou o capotamento de uma viatura da Polícia Militar na MT-110, próximo a Tesouro, a 385 km de Cuiabá.

Conforme informações da própria PM, dois policiais estavam na viatura, quando o animal invadiu a pista.

O policial que dirigia tentou desviar, mas acabou capotando o veículo.

Nenhum dos dois policiais ficou ferido. Eles foram encaminhados a uma unidade de saúde, mas liberados em seguida.

A ave usa o bico para caçar e desmenbrar as presas — Foto: Leila Maria de Abreu/VC no TG

Com até 90 centímetros de altura, anda pelo chão aos pares ou em pequenos bandos e costuma correr para fugir das ameaças. Quando pressionada, atinge velocidade superior a 50km/h antes de levantar voo.

De hábitos terrestres, as seriemas se empoleiram no alto das árvores para dormir e são mais ouvidas do que observadas. Isso porque o canto marcante pode ser percebido a mais de um quilômetro.

Caracterizada por gritos altos e longos, a sonorização se parece com risadas, as quais vão acelerando conforme a ave repete o canto. Os sons, emitidos por indivíduos solitários ou por casais, serviram de inspiração para músicas brasileiras interpretadas por artistas sertanejos.

Oh, seriema de Mato Grosso teu canto triste me faz lembrar, daqueles tempos que eu viajava, tenho saudade do teu cantar. Maracajú, Ponta Porã, quero voltar ao meu Tupã, rever os campos que eu conheci, oh seriema eu quero ouvir.

Os dedos pequenos e sem garras dificultam a caça de insetos e pequenos vertebrados, que compõem a dieta da seriema. A ave caça com o bico, que também é usado para desmembrar as presas.

No cardápio das aves também se encontram roedores, ovos de outras espécies e cobras, motivo pelo qual as seriemas são bem quistas por fazendeiros.

Construído a até cinco metros do solo, os ninhos de galhos e gravetos são forrados com estrume de gado, barro ou folhas secas e recebem até dois ovos branco-rosados, que demoram cerca de 30 dias para eclodir

Fonte:   G1 MT