Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

Três caçadores são presos suspeitos de matar onça-pintada no Pantanal de MT

ONÇA-PINTADA | 04/11/2020 13h 40min

Três caçadores foram presos suspeitos de matar uma onça-pintada no Pantanal, em Poconé, a 103 km de Cuiabá. A operação integrada foi realizada no último domingo (1°) por uma equipe do Posto de Atendimento Emergencial a Animais Silvestres do Pantanal.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) informou que a cabeça do animal foi encontrada pendurada em uma árvore por uma equipe de agentes da secretaria e do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) que monitorava o bem-estar da fauna na região entre o Pixaim e o Porto Jofre, em Poconé.

Imagem radiológica mostra bala estilhaçada em crânio de onça-pintada — Foto: VetScanner

Imagem radiológica mostra bala estilhaçada em crânio de onça-pintada — Foto: VetScanner

O corpo do animal foi encaminhado para exames. Os resultados das radiografias do crânio da onça mostraram a presença de bala estilhaçada, evidenciando o crime de caça, segundo a Sema.

As equipes lamentaram que mesmo diante da tragédia vivida no Pantanal, por causa dos incêndios florestais, outros crimes ambientais estejam sendo cometidos pelos infratores.

Carcaça do animal foi encontrada em região de mata em Poconé (MT) — Foto: Divulgação

Carcaça do animal foi encontrada em região de mata em Poconé (MT) — Foto: Divulgação

As motivações e extensão dos crimes estão sendo investigadas pelo Ibama e pela Polícia Civil.

Segundo a Sema, as equipes seguem monitorando toda a área para garantir o bem-estar da fauna local.

Cabeça e carcaça de onça-pintada foram encontrada em Poconé (MT) — Foto: Divulgação

Cabeça e carcaça de onça-pintada foram encontrada em Poconé (MT) — Foto: Divulgação

O Posto de Atendimento no Pantanal está em atividade desde o dia 30 de agosto e é um dos instrumentos de resposta aos incêndios florestais e compõe as ações do Centro Integrado Multiagências (Ciman).

A força-tarefa para atendimento aos animais reúne esforços de órgãos do Governo de Mato Grosso, Governo Federal, entidades de classe, terceiro setor e instituições privadas e já distribuiu até o momento mais de 7 milhões de litros de água e 68 toneladas de alimentos em mais de 16 mil pontos estratégicos.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT