Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 20 de Novembro de 2025

Política

Câmara de Lucas do Rio Verde analisa criação de Banco de Ideias Legislativas para ampliar participação popular

CÂMARA DE LUCAS DO RIO VERDE | 19/11/2025 08h 36min

Foto: Rayan Nicacio / Ascom

A Mesa Diretora da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde apresentou um projeto de resolução para instituir o Banco de Ideias Legislativas no âmbito do legislativo municipal. A proposta tem como objetivo principal fomentar a participação cidadã no processo legislativo.

Conforme o texto do projeto, o Banco de Ideias Legislativas será um canal eletrônico, disponível no site oficial da Câmara, por meio do qual cidadãos, associações, sindicatos, ONGs e outras entidades representativas poderão enviar sugestões e propostas de interesse público. Os objetivos listados na matéria incluem promover a legislação participativa, aproximar a Câmara da população, fortalecer o diálogo com a sociedade civil e contribuir para a formação de uma cultura de participação democrática.

O projeto estabelece que as sugestões devem conter a identificação do autor, uma descrição clara da ideia e sua justificativa. Não serão aceitas propostas anônimas, incompreensíveis, redigidas em outro idioma que não o português, que contenham ofensas, discriminação, ou que tratem de matérias fora da competência legislativa do município.

 

As ideias recebidas serão catalogadas por tema, autor e data, ficando disponíveis para consulta pública no site e para os vereadores, que poderão utilizá-las como base para a elaboração de projetos de lei. A resolução deixa claro que o Banco de Ideias não substitui o instrumento de projetos de iniciativa popular já previsto no regimento da Casa, servindo como um canal complementar de coleta e estímulo à participação.

 

A justificativa do projeto argumenta que a medida cria um "meio facilitador" para o recebimento e análise de propostas da sociedade, citando como exemplos bem-sucedidos municípios como Maringá (PR), Curitiba (PR), Juara (MT) e Votorantim (SP). O projeto já recebeu parecer das comissões legislativas e encontra-se apto para votação em plenário. A próxima sessão ordinária está marcada para segunda-feira (24).

 

 

Leia também - Câmara de Lucas do Rio Verde aprova projeto que viabiliza regularização do imóvel da APAE

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI 

Fonte:   Herbert de Souza / Ascom