Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 11 de Fevereiro de 2026

Política

Quadrilha, tradição e identidade foram os temas abordados no Lucas em Debate

CÂMARA DE LUCAS DO RIO VERDE | 11/02/2026 14h 18min

Foto: Herbert de Souza | Ascom Câmara

O Podcast Lucas em Debate, da Rádio Câmara Lucas do Rio Verde, recebeu neste terceiro episódio de 2026 a produtora cultural Lourdes Roman Ros, que falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto Mundaréu e o fortalecimento do Grupo Chumbo do Sertão, tradicional quadrilha junina do município.

Durante a entrevista, Lourdes explicou que o Instituto Mundaréu, o qual preside, surgiu a partir da necessidade de organizar, divulgar e garantir a continuidade das atividades do Grupo Chumbo do Sertão. “A entidade atua como mantenedora da quadrilha, oferecendo suporte estrutural, organizacional e institucional para que o grupo possa crescer e se consolidar no cenário cultural”, explicou. 

O Grupo Chumbo do Sertão é uma quadrilha junina de Lucas do Rio Verde, criada em 2024, que se destaca pela valorização das tradições nordestinas, figurinos elaborados e coreografias que unem arte, identidade e pertencimento cultural. O grupo tem cerca de 40 crianças e adolescentes inscritos, e já participou de quase 50 apresentações e festivais.

Segundo Lourdes, mais do que apresentações festivas, a quadrilha representa inclusão social, formação artística e fortalecimento da cultura popular. “O grupo reúne integrantes de diferentes idades, sendo a mínima de 10 anos e promove a vivência cultural por meio da dança, da música e da coletividade”. 

O Instituto Mundaréu nasceu justamente para dar sustentação jurídica e organizacional ao trabalho cultural desenvolvido. O instituto busca parcerias, apoios e mecanismos de fomento que garantam a continuidade das atividades ao longo do ano, que são gratuitas para os dançarinos.

 

Durante a conversa no podcast, Lourdes reforçou a importância do reconhecimento das manifestações culturais locais e destacou que investir em cultura é investir em identidade, pertencimento e transformação social. "Realizamos os ensaios nas praças da cidade, para chamar atenção e interesse de quem esteja por lá. Trabalhos por amor a nossa cultura nordestina e Lucas do Rio Verde abraçou a nossa história”, concluiu.

 

🎧 Ouça a Rádio Câmara
 Para ouvir a Rádio Câmara Lucas do Rio Verde, acesse o site oficial da Câmara Municipal ou baixe o aplicativo para iOS e Android. Os episódios do podcast estão disponíveis nas principais plataformas digitais. O podcast Lucas em Debate é ao vivo, todas às quartas e sextas-feiras da semana.

 

 

Leia também - Airton Callai transmite comando da Câmara à vice-presidente Nadir Santana

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular

 CURTA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK - CLIQUE AQUI 

Fonte:   Maíra Matos | Ascom Câmara